CPC2023: um olhar para o futuro da Medicina Cardiovascular

15/03/23
CPC2023: um olhar para o futuro da Medicina Cardiovascular

Com base no lema “Shaping the Future”, o Congresso Português de Cardiologia 2023 pretende “abordar as últimas novidades e recomendações, a inovação do último ano, que vai determinar o futuro da Medicina Cardiovascular”. A Prof.ª Doutora Ana Teresa Timóteo, presidente desta edição que decorre de 14 a 16 de abril, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, apela à participação de todos os especialistas que lidam com esta área para “um momento único do ano dedicado à Medicina Cardiovascular”. Veja a entrevista.

A reunião fica marcada pela realização de cerca de 15 cursos pré-congresso, “com temas muito variados”, desde aritmologia, imagem, avaliação pré-intervenção estrutural, e muitos outros, destinados maioritariamente aos internos.

A especialista destaca ainda que o Ciclo de Atualização “é já um clássico todos os anos e que vai estar novamente presente com cinco módulos diários muito práticos sobre a abordagem de doentes com patologia cardiovascular”. Além disso, o programa científico conta com sessões em parceria com a European Society of Cardiology e a American College of Cardiology, entre outros convidados internacionais.

A acrescentar, foca ainda sessões dedicadas às alterações climáticas e poluição como fator determinante desta patologia e as doenças cardiovasculares das mulheres, bem como o seu papel na Medicina Cardiovascular.

O projeto CPC4ALL renasce este ano para todos os jovens que apresentam dificuldades em aceder financeiramente às inscrições e alojamento para o congresso. “Queremos que seja um congresso mais inclusivo e sem barreiras.”

O SHARK TANK – Projetos de Investigação é a novidade deste ano. “Podem submeter uma candidatura com um projeto que queiram desenvolver”, apela a presidente. Perante estas submissões, vai haver um momento com “potenciais investidores e indústrias farmacêuticas que poderão ser uma fonte para desenvolver estes projetos de investigação”.

Por fim, a Corrida do Coração decorrerá, como já é hábito, na tarde de sábado, 15 de abril. “Contamos com a presença de todos.” Além disso, também pode participar na iniciativa EveryBeatCounts, em que a atividade física pode ser convertida num valor monetário para doar a duas entidades de solidariedade social.

Partilhar

Publicações